quarta-feira, 7 de março de 2012

Férias - Jakarta


Primeira parada: Jakarta!
Jakarta é a capital da Indonésia, um país naturalmente tão bonito e grande como o Brasil mas, com uma cultura totalmente diferente.

A Indonésia fica no Sudeste Asiático, é composta por mais de 17mil ilhas, entre a principais: Java, Sumatra, Sulawesi e Bali; e tem por volta de 150 vulcões ativos. É o 4o. país mais populoso do mundo, com mais de 230 milhões de habitantes. Mais de 80% dessa população é muçulmana.
Foi minha primeira viagem para um lugar tão longe e tão diferente. Eram muitas expectativas, mas, ao mesmo tempo fiquei, de certa forma, tranquila, já que meu noivo estava morando lá haviam alguns meses.

jakarta city center 01
Trânsito - Jalan Mohammad Husni Thamrim
Jakarta é uma cidade grande, como São Paulo, muitos prédios, muito trânsito. O que mais me chamou atenção foi a quantidade de shoppings, para todos os gostos e bolsos, desde lojas de departamento locais como a Seibu (Japão) e Metro,  passando pelas "fast fashion" Zara, Top Shop, Gap e Forever 21; e terminando com as grifes mais cobiçadas como Chanel, Louboutin, Gucci e Prada.


Shopping Jakarta Grand Indonesia
Entrada do Grand Indonesia Shopping Tower
A cidade não oferece muitas opções de passeio,até mesmo, por questão de segurança devido histórico de atentados. Mas é possível passear pelo centro, onde restam algumas construções da época da colonização holandesa, e alguns monumentos como Monas (tipo um obelisco), e a Mesquita Itiqlal, a maior da Ásia.
Para se locomover, a melhor opção é o taxi , mas o Bajaj (lê-se Badjai), o tuk-tuk indonesio, também pode ser uma boa opção principalmente parta turistas. Não aconselho alugar um carro, já que não usamos a "mão inglesa" para dirigir, e nem usar o trasnporte público, que é muito precário.



Monas obelisco Jacarta
Monumento Nacional -  MONAS

Old Center Jakarta
Centro histórico
Antes de ter ido pra lá, nunca tinha percebido como uma religião poderia ser tão presente, como lá. Tem muitas mesquitas na cidade, e  lembro que uma era bem próxima ao hotel que eu estava, e dava para ouvir o som das rezas. Inesquecível! Em sua grande maioria, as mulheres mulçumanas da Indonesia não se vestem como as mulheres em alguns países do Oriente Médio, com aquelas túnicas pretas elongas,  nem usam "burkas", elas podem usar apenas roupas normais mas usam um véu na cabeça, que deixa apenas o rosto a mostra. Pena que não tenho nenhuma foto para mostrar.
Assim como em muitos (ou todos?), países da Asia, a base da alimentação é o arroz, e o prato típico indonesio é o Nasi Goreng. Nada mais é que uma variação do arroz frito com alguma carne, seja de peixe, frango, frutos do mar ou bovina (tipo aquele do chinês na caixinha). O único problema é a pimenta, todos os pratos são sempre bem apimentados. Acreditem que até na Pizza Hut foi difícil, só a pizza de mozzarella era sem pimenta.
Abaixo uma lista de alguns restaurantes que fui, e ecomendo:
-Cafe Batavia - no centro histórico da cidade, pratos ocidentais e orientais, um pouco caro comparado com os outros, mas o ambiente é incrível, bem retrô, com muitos quadros pendurados nas paredes e móveis antigos.
- Bandar DJakarata - restaurante de frutos do mar e peixes, onde podemos escolher o que comer ainda vivo. Sugestão: lagosta.
- Hotel Mulia - um dos hotéis mais caros da cidade. É realmente lindo! Fui lá só para jantar no restaurante THE CAFE, que oferece várias opções da cozinha asiática e internacional. Inclusive com um salão separado só para sobremesas que é de enlouquecer qualquer um.
- Pancious - é uma rede de restaurantes que serve panquecas e wafles, doces e salgados.
- Hard Rock Cafe - não precisa de apresenações, mas vale a pena para ver um pessoal mais moderninho.
-PepeNero - restaurante italiano, a comida é uma delícia. Com unidades em Jakarta e Bali.
IMPORTANTE: Não comam comida preparada na rua e evitem gelo nas bebidas.

bandar djakarta Lobster
Lagosta escolhida para jantar no Bandar Djakarta
suco no pote
Suco no pote 

Nasi Goreng
Nasi Goreng


Cafe Batavia Jakarta
Cardápio Cafe Batavia - Frente
menu Cafe batavia
Cardápio Cafe Batavia - Verso
Jakarta não foi a única cidade que visitei, ainda na ilha de Java, fomos para Bandung. A cidade fica há, mais ou menos, 2 horas de Jakarta, no pé do vulcão Tangkuban Perahu, e é possível chegar na beira da cratera de carro e sentir o cheiro de enxofre (eca!).Bandung é um polo textil, com muitas lojas multimarcas com preço ótimos. São marcas internacionais e locais, tem muita coisa diferente e que vale a pena passa o dia.



jakarta street
Bairro residencial
Dificilmente alguém irá passar as férias em Jakarta, mas na Indonésia, acredito que sim. Afinal, tem Bali (próximo post), e outras ilhas com praias maravilhosas, principalmente para mergulhadores e surfistas.


jakarta airport way
A caminho do aeroporto

jakarta Airport way
Na entrada do aeroporto

Até mais!

2 comentários :

  1. Olá Renata, tudo bem?

    Quando é que você vai publicar dicas de Bali?
    Estou querendo celebrar meu casamento de uma forma diferente e pensei que poderia ser na Indonesia.

    André

    ResponderExcluir